#

← scroll down

Atualização do Windows 10 remove Flash (e não deixa voltar a instalar)

Notícia publicada na Exame Informática a 29 de Outubro de 2020.

A Adobe já anunciou a ‘morte’ do Flash para 2021 e este comportamento do Windows é mais um passo nessa direção.

A atualização opcional de Catalog do Windows 10 mais recente remove a versão de Flash que está integrada no sistema operativo. A KB4577586 não atua sobre as instalações independentes do Flash que o utilizador tenha feito e também não remove o Flash do browser Edge ou outros. Ainda assim, a medida não deixa de ser um claro indicador de que o fim está próximo para o software da Adobe. O fim do suporte do Windows 10 para o Flash deve chegar ainda em 2020, sem planos de lançar novas atualizações para o Internet Explorer 11 ou para a versão não-Chromium do Edge. O navegador da Microsoft mais recente, que usa o motor do Google Chrome, vai deixar de ter o suporte do Flash em janeiro.

A empresa de Redmond afirma em comunicado que “estamos a lançar esta atualização de remoção antes do fim do suporte para ajudar os utilizadores a testar e validar os seus ambientes para qualquer impacto que possa acontecer com a remoção do Adobe Flash Player”, cita o Engadget.

A ferramenta de remoção do Flash vai surgir como opcional no Windows Update no início do próximo ano. Depois de alguns meses, vai aparecer como atualização recomendada e, no verão de 2021, a Microsoft vai mesmo remover as frameworks de desenvolvimento relacionadas com este software, as políticas de grupos e as interfaces de utilizador do Edge e do IE11, através de atualizações nos Windows 10 e 8.1.

codefive