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Banco de Portugal alerta para fraudes online

Notícia publicada no Pplware a 17 de Junho de 2021.

O Banco de Portugal lançou mais um alerta! Com o crescimento dos serviços digitais, é natural que cresçam também as fraudes. A pandemia levou a um crescimento de ameaças e ataques e Portugal não é exceção.

O Banco de Portugal lançou recentemente um vídeo sobre cuidados a ter para prevenir fraudes online.

 

Banco de Portugal partilha alguns cuidados a ter…

Os canais e os pagamentos digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos portugueses, em consequência da acelerada digitalização e, sobretudo, da alteração de hábitos motivada pela pandemia de COVID-19.

Embora as plataformas dos prestadores de serviços de pagamento/bancos, como o homebanking e as aplicações móveis (apps), disponham de mecanismos de segurança robustos, é importante que os utilizadores tenham alguns cuidados e estejam atentos a solicitações suspeitas, refere o Banco de Portugal.

Com o objetivo de dar a conhecer esses cuidados, o Banco de Portugal divulgou hoje um vídeo informativo.

O Banco de Portugal recorda que os utilizadores deverão ser especialmente cautelosos perante:

  • Mensagens ou telefonemas de origem desconhecida que solicitem informação sensível;
  • E-mails com ofertas irrecusáveis;
  • Mensagens que informem que determinado serviço está bloqueado e necessita de ser ativado.

O Banco de Portugal alerta ainda que os utilizadores não devem divulgar informação pessoal, credenciais de acesso ao homebanking ou às apps, nem eventuais códigos que o banco envie para o telemóvel. Em regra, o banco/prestador de serviços de pagamento nunca solicitará esse tipo de informação pelo telefone.

Sempre que suspeitar de algo, os utilizadores deverão contactar de imediato o seu banco/prestador de serviços de pagamento, através dos canais a que habitualmente costumam recorrer, e nunca através dos contactos fornecidos através das mensagens ou telefonemas suspeitos.

codefive