#

← scroll down

Facebook vai permitir publicações em simultâneo no Instagram

Notícia publicada no Sapo TEK a 19 de Outubro de 2021.

O inverso já era possível e dentro de algum tempo a opção de partilhar conteúdo nas duas redes sociais ao mesmo tempo, também vai poder acontecer a partir do Facebook, para replicar no Instagram.

O Facebook está a testar uma nova funcionalidade para reforçar a ligação entre a rede social e outra plataforma do grupo, o Instagram. Alguns utilizadores já relatam a novidade, que permite a partilha imediata de conteúdos com a rede social de imagens, no momento em que são carregados para o Facebook.

A opção inversa já era possível e quem fazia uma publicação no Instagram já podia escolher, no momento ou mais tarde, se queria replicar o post no Facebook. Agora passa a ser possível fazer o mesmo a partir do Facebook para fotos, vídeos ou álbuns, com um máximo de 10 fotos.

Segundo o TechCrunch, a nova funcionalidade começou a ser disponibilizada no início deste mês a alguns utilizadores, falta ainda o anúncio oficial, uma vez que permanece como um teste global que envolve apenas um pequeno grupo de utilizadores, que já tinham perfis ligados entre as duas contas.

Quando a novidade estiver disponível, e for fazer uma publicação, vai encontrá-la num bloco posicionado ao lado das opções relacionadas com quem pode ver as publicações que faz e ao lado da opção para selecionar álbuns. Mesmo abaixo da foto do perfil e do nome.  Carregando aí, será possível direcionar cada publicação só para uma, ou para as duas plataformas.

Facebook

créditos: Tech Crunch

A opção escolhida só é válida para a publicação em questão. Quem quiser tornar regra a publicação em simultâneo no Facebook e Instagram de todos os seus posts futuros deve assinalar essa decisão noutra área do site, mais especificamente no Centro de Contas, um dos menus de configuração das Definições. A opção de partilha não vale para publicações de texto, GIFs, ou álbuns com mais de 10 fotos.

O Facebook tem feito um esforço para reforçar a ligação entre as suas várias plataformas e diminuir os passos necessários para que quem utiliza várias, possa “navegar” entre elas sem muito esforço.

No mês passado lançou a possibilidade criar chats colocando no mesmo grupo contactos do Messenger e do Instagram. Algum tempo antes anunciou que ia trazer de volta ao Facebook a possibilidade de fazer chamadas de voz e vídeo, sem ter de saltar entre aplicações, e podendo fazê-lo diretamente a partir da rede social, como acontecia antes do Messenger se tornar uma app independente. Esta novidade também está ainda em testes.

codefive