#

← scroll down

Google Fotos já não é ilimitado. Se é utilizador, eis o que precisa de saber

Notícia publicada na Exame Informática a 1 de Junho de 2021.

A partir de 1 de junho, há importantes alterações na forma de funcionamento do Google Fotos. Acabaram-se as borlas e as imagens e vídeos carregados passam a contar para espaço de armazenamento. Confira aqui as respostas às perguntas mais frequentes.

O Google Fotos é uma das soluções mais flexíveis e populares para armazenamento de fotografias na cloud, integrando-se bastante bem com a suite de ferramentas da gigante tecnológica. Há alguns meses, a empresa anunciou que a partir de 1 de junho, as imagens e vídeos guardados no serviço passavam a contar para o espaço de armazenamento gratuito disponível para cada utilizador, terminando assim o armazenamento ilimitado de fotos. Veja aqui as respostas às perguntas mais frequentes, compiladas pelo GadgetsNow.

 

Google Fotos passa a ser pago a partir de 1 de junho?

Não, o serviço continua gratuito, mas a partir desta data, as fotos e vídeos passam a contar para o armazenamento disponível na conta de cada utilizador. É possível nesta ferramenta saber quanto espaço de armazenamento ainda tem, com base na frequência de backups que cada utilizador faz.

 

Qual a maior alteração que vai acontecer no Google Fotos a 1 de junho?

Atualmente, todas as fotos carregadas para o Fotos com compressão de elevada qualidade não contam para os 15 GB gratuitos de espaço na conta. As imagens carregadas a partir de amanhã passam a contar para esse limite, que inclui também o Gmail e o Google Drive.

 

E se ficar sem espaço na conta depois de 1 de junho?

Caso atinja o limite, não vai poder guardar mais conteúdos a não ser que opte por comprar armazenamento extra ou apague conteúdos antigos para ficar abaixo dos 15 GB.

 

O que é a política de vídeos não suportados que mudou em fevereiro de 2020?

Essa política, de 24 de fevereiro de 2020, refere que os vídeos em formatos não suportados também contam para o limite de armazenamento.

 

Quantas fotos posso carregar para o Fotos até 1 de junho?

Caso pretenda apressar-se e carregar tudo para o Fotos antes que as regras de contabilização mudem, saiba que pode apenas fazer o upload de 15 GB de ficheiros.

 

Posso guardar fotos em qualidade original antes de 1 de junho?

Não, a opção de guardar é de ‘elevada qualidade’, o que significa até um máximo de 16 megapixéis.

 

O que são as fotos de ‘elevada qualidade’ do Google Fotos?

As fotografias gravadas no Fotos são comprimidas para poupar espaço. Caso tenham mais de 16 MP, são redimensionadas para 16 MP, o que assegura, ainda assim, boa qualidade de impressão até 60×40 cm.

 

Posso mudar as minhas fotos de qualidade original para ‘elevada qualidade’?

Sim, pode fazer esta alteração que pode ajudar a poupar espaço.

 

É possível identificar rapidamente capturas de ecrã e fotos desfocadas?

Sim, a Google introduziu uma ferramenta que permite rever rapidamente as capturas de ecrã e fotos desfocadas que possam estar a gastar espaço e podem ser apagadas rapidamente. Na Conta, escolha a opção Gerir Armazenamento e explore as diferentes opções para poupar espaço.

 

Posso descarregar as fotografias do Google Fotos para o computador?

Sim, é possível descarregar todas ou algumas fotografias e vídeos da conta Google Fotos para o computador.

 

O que é preciso para fazer backup das fotografias e vídeos do Google Fotos?

Basta ter uma ligação rápida à Internet para poder transferir tudo, independentemente do tamanho dos arquivos.

 

Quais os tamanhos de ficheiros que não podem ser guardados?

Fotos maiores que 200 MB ou 150 megapixéis e vídeos maiores que 10 GB não podem ser guardados. Itens mais pequenos que 256×256 também não o podem ser.

 

Que formatos são suportados no Google Fotos?

Para Fotografia: .jpg, .heic, .png, .webp, .gif e alguns arquivos RAW. Vídeos: .mpg, .mod, .mmv, .tod, .wmv, .asf, .avi, .divx, .mov, .m4v, .3gp, .3g2, .mp4, .m2t, .m2ts, .mts e .mkv.

 

Os 15 GB são apenas para o Google Fotos?

Não, o espaço de 15 GB é para a conta Google, incluindo Fotos, Gmail e Google Drive.

 

O que acontece às fotografias se passarmos o limite?

Se está a usar todo o espaço disponível, não vai ser possível adicionar novos arquivos no Drive. A partir de 1 de junho também deixa de ser possível guardar fotografias e vídeos no Fotos. Caso ocupe mais espaço do que tem disponível, também deixa de poder receber e enviar e-mails no Gmail.

 

A Google vai apagar os meus dados caso passe os 15 GB e não compre mais?

Se está acima da quota disponível, e não liberte espaço ou compre mais, não vai poder aceder à sua conta Google. Caso a conta esteja inativa por mais de dois anos, todos os emails, fotos e vídeos e arquivos podem vir a ser apagados.

 

O que fazer se esgotar os 15 GB gratuitos?

Assim que se atinge o limite, o utilizador pode subscrever um dos planos de armazenamento do Google One, que começam nos 1,99€ por mês para 100 GB adicionais.

 

É possível partilhar planos do Google One?

Sim, os planos Google One podem ser partilhados com até cinco membros.

 

Há benefícios adicionais com o Google One?

Sim, a subscrição destes planos confere acesso aos especialistas da Google e é possível que, em breve, existam funcionalidades exclusivas do Google Fotos para estes utilizadores.

 

*Artigo atualizado para refletir a entrada em vigor da nova política de utilização do Google Photos

codefive