#

← scroll down

Google vai permitir criar links para excertos sublinhados de texto em sites

Notícia publicada no Marketeer a 19 de Abril de 2021.

Por vezes, os internautas não querem partilhar uma página completa mas, sim, uma secção específica e é a pensar nessas ocasiões que a Google desenvolveu uma nova funcionalidade para o Chrome. A tecnológica anunciou no seu blog que passará a ser possível criar links para uma parte destacada de um site, nomeadamente um parágrafo de texto em específico.

De acordo com Kayce Hawkins, Product manager da Google, a nova funcionalidade ainda está em fase de lançamento, o que significa que nem todos os utilizadores terão acesso à mesma em simultâneo. O responsável adianta ainda que se trata de uma actualização face à extensão Link to Text Fragment lançada no ano passado, que agora passa a fazer parte do próprio browser.

A mecânica é simples: visitar um site, sublinhar a parte de texto para a qual se quer criar um link, clicar com o botão direito do rato e seleccionar a opção “copy link to highlight”. É gerado automaticamente um URL que pode ser partilhado com outras pessoas, que serão guiadas directamente para a parte destacada em vez de serem brindadas com o início da página.

links

Imagem: Google

Neste momento, a funcionalidade já está disponível para alguns utilizadores da versão Chrome 90 para desktop e Android. Em breve, começará a ser lançada também para dispositivos iOS.

codefive