#

← scroll down

iOS 15: Descubra cinco novidades em destaque na nova versão do sistema operativo para o iPhone

Notícia publicada no Sapo TEK a 22 de Setembro de 2021.

O sistema operativo para os smartphones da Apple traz uma série de novidades, entre uma maior gestão de notificações e partilhas facilitadas com amigos. Descubra cinco novas funcionalidades em destaque no iOS 15.

iOS 15

Depois de revelar ao mundo a nova linha de smartphones iPhone 13, acompanhada pela mais recente geração do iPad e iPad Mini, assim como do Apple Watch, a Apple lançou a 20 de setembro o iOS 15, iPadOS 15 e Watch OS 8.

O sistema operativo para os smartphones da Apple traz uma série de novidades, entre uma maior gestão de notificações e partilhas facilitadas com amigos, mas note que certas funcionalidades mais avançadas poderão não estar disponíveis em equipamentos mais antigos e que não tenham o processador A12 Bionic, incluindo iPhone X e posterior, tal como explica a Apple.

 

Descubra cinco novidades em destaque no iOS 15

  • Partilha facilitada no FaceTime

Além de chamadas telefónicas via Facetime mais naturais, com suporte a áudio espacial, e de ser possível ligar a visão em grelha (Grid View) e o modo Portrait, a app permite agora ainda gerar endereços que podem ser partilhados por mensagem através do FaceTime Links. A tecnologia é compatível com outras aplicações, incluindo WhatsApp em equipamentos Android.

O SharePlay permite ouvir músicas com amigos e partilhar vídeo durante a conversação. Ao pressionar o botão SharePlay, um utilizador passa a partilhar o conteúdo que está a assistir, com apenas um toque, com todos os amigos da chamada e pode manter o ecrã do conteúdo enquanto continuam a conversar por mensagens, mantendo-o também sincronizado.

Já a funcionalidade Share with You permite guardar links na conversa, criando uma espécie de playlist de conteúdos partilhados que podem ser consultados mais tarde. A secção pode ser utilizada para a partilha de memórias de fotografias e vídeos, numa coleção criada pelos próprios amigos e familiares. Os conteLinks, imagens ou músicas dos serviços podem ser partilhadas entre os equipamentos da Apple.

 

  • Um novo modo para manter o foco

Outra novidade são as ferramentas para ajudar os utilizadores a manterem-se focados. Através do Focus Mode será possível desligar todos os alertas, exceto para as apps ou pessoas que o utilizador considere essenciais de manter as notificações. Poderá definir perfis para o trabalho, dormir e outras atividades. Estes perfis podem estar associados à forma como organiza as apps no ecrã de Home.

 

  • Texto que ganha mais “vida”

O sistema Live Text permite “extrair” palavras ou texto que existem em fotografias, permitindo a sua edição num documento. Por exemplo, um quadro com uma lista de tarefas escrita pode ser rapidamente registado através da câmara fotográfica.

 

  • Um pano de fundo para ajudar a acalmar

A novidade enquadra-se no conjunto de funcionalidades de acessibilidade apresentadas pela Apple em maio deste ano. A funcionalidade Sons de Fundo foi concebida especialmente para quem sente dificuldade em lidar com determinados sons do dia-a-dia. Através dela, os utilizadores podem criar um “pano de fundo” sonoro mais calmante e que promete ajudar a minimizar possíveis distrações.

iOS 15

 

  • Mapas de “cara lavada”

O Maps foi atualizado com novas funcionalidades, que chegam também a Portugal, com localizações em 3D, onde é possível, por exemplo, ver elevações com detalhe. Os marcos principais, como pontes e monumentos são agora representados tridimensionalmente para facilitar a navegação. A visão aérea das estradas é também mais detalhada, permitindo ver os semáforos e cruzamentos com um detalhe “impossível” de enganar.

Há também novidades concebidas para as viagens a pé, com funcionalidades sincronizadas com o smartphone. A app tem ainda novos elementos de realidade aumentada com setas flutuantes, para facilitar a navegação pela cidade.

codefive