#

← scroll down

Já instalou a aplicação portuguesa STAYAWAY COVID?

Notícia publicada no Pplware a 2 de Setembro de 2020.

Portugal já tem a sua própria aplicação de rastreio da COVID-19. A app designa-se STAYAWAY COVID, está disponível para os sistemas operativos iOS e Android e já várias pessoas a instalaram nos seus smartphones.

Assim, na nossa questão desta semana, pretendemos saber se já instalou a app portuguesa STAYAWAY COVID.

 

Já instalou a app portuguesa STAYAWAY COVID?

A pandemia da COVID-19 ameaça regressar novamente mais forte com uma possível segunda vaga. O número de infetados diários continua a aumentar e, por conseguinte, vários países europeus, como a França e a Espanha, têm registado novamente uma quantidade de casos confirmados significativa e preocupante.

Neste sentido, para além das medidas básicas de segurança, como por exemplo o uso de máscara, distanciamento físico e regras de etiqueta respiratória, contamos também com aplicações móveis para rastreio da doença.

Vários países criaram a sua própria app e em Portugal já temos disponível a STAYAWAY COVID para os sistemas Android e iOS.

 

A app STAYAWAY deteta a proximidade física entre smartphones e informa os utilizadores que estiveram no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias com o novo coronavírus. Mas, não precisa ter medo pois não há nenhum registo de identificação de infetados ou de informações dos smartphones!

O código da aplicação é público e está disponível no Github para quem o quiser analisar. O decreto-lei que estabelece o responsável pelo tratamento dos dados e regula a intervenção do médico no sistema STAYAWAY COVID também pode ser obtido aqui.

Desta forma, na nossa questão desta semana gostaríamos de saber se já instalou a app portuguesa STAYAWAY COVID.

codefive