#

← scroll down

Já pode pagar e carregar os passes Lisboa Viva/Navegante a partir da app Pick Hub

Notícia publicada no Sapo TEK a 25 de Outubro de 2021.

A partir de agora já vai poder pagar o passe mensal da Fertagus a partir de uma aplicação, válido para viagens de comboios e autocarros da SulFertagus. O carregamento do cartão Lisboa Viva/Navegante também é possível para utilizadores que não utilizem os serviços da Fertagus na área metropolitana de Lisboa.

De forma a evitar as habituais filas nas máquinas ou bilheteiras das estações para renovar a assinatura do passe mensal, a Fertagus lançou um novo serviço através de uma aplicação para smartphones. A partir desta terça-feira, dia 26 de outubro, poderá planear e comprar viagens nos comboios da Fertagus e autocarros SulFertagus através de uma app. Também a compra e carregamento mensal do cartão Lisboa Viva/Navegante podem ser feitos na aplicação.

A aplicação Pick Hub, desenvolvida pela Ubirider, vai permitir aos detentores do cartão Lisboa Viva/Navegante carregar mensalmente o título de transporte, onde bem desejar, mesmo que não seja utilizador dos serviços de transporte da Fertagus. Segundo fonte da empresa explicou ao SAPO TEK, “os utilizadores do passe Navegante Municipal ou Metropolitano podem utilizar esta solução para carregar o passe, independentemente do transporte utilizado”.

Pick Hub

O processo de renovação parece ser simples, bastando seguir o processo de pagamento e no fim encostar o título de transporte ao telemóvel para efetuar o carregamento através de uma ligação NFC. Para já, a funcionalidade funciona em smartphones Android, Huawei e a partir do iPhone 7, equipamentos que tenham suporte a tecnologia NFC. Segundo explicou a Fertagus não existe qualquer taxa aplicada ao pagar pela aplicação, o valor será o mesmo aplicado na rede de vendas da AML.

Veja na galeria imagens do Pick Hub:

“A Fertagus está a inovar ao nível do pagamento de bilhetes individuais para viagens ponto a ponto mas também no carregamento dos cartões Lisboa Viva/Navegante. Com a colaboração da TML, será possível pela 1ª vez pagar e carregar o título mensal de transporte através de uma App, com toda a comodidade e segurança para o utilizador da rede de transportes na Área Metropolitana de Lisboa”, referiu a presidente da Fertagus, Ana Cristina Dourado, no comunicado.

A aplicação baseia-se na plataforma Pick, criada pela startup portuense Ubirider, que procura ajudar a mobilidade das pessoas nas cidades, oferecendo informações e pagamentos de forma integrada e o mais eficiente possível. Através da aplicação Pick Hub é possível aos utilizadores planear as suas viagens, assim como comprar os bilhetes e passes para viajar, salientando o apoio de informação em tempo real.

Questionada se o sistema permite comprar o passe familiar na aplica, a Fertagus explica que o Navegante Família não está disponível ainda na app Pick Hub. “Mas a solução permite carregar mais do que um cartão. Por exemplo um pai pode carregar o seu cartão Lisboa Viva/Navegante e o do filho”, esclarece a empresa.

A Ubirider diz que já colabora com a Fertagus desde 2018, quando a startup foi criada, no desenvolvimento e testes de funcionalidades digitais para melhorar a qualidade dos serviços de transporte.

A aplicação Pick Hub está disponível para equipamentos Android e iOS, mas a atualização para os pagamentos está previsto para o dia 26.

codefive