#

← scroll down

Lobe, a solução gratuita da Microsoft para criar modelos de Inteligência Artificial

Notícia publicada na Exame Informática a 27 de Outubro de 2020.

Empresa de Redmond comprou Lobe em 2018 e lança agora uma versão gratuita da aplicação que permite ensinar algoritmos sem ter de se escrever uma linha de código.

A solução da Lobe permite treinar modelos de Inteligência Artificial no reconhecimento de imagens, sem que o utilizador tenha de saber programar. A Microsoft está a oferecer a aplicação, para Windows e Mac, apesar de nesta fase ser apenas em versão de preview. A empresa quer expandir para outros modelos e tipos de dados.

O site da Lobe explica que “basta mostrar exemplos que que queremos que seja aprendido e automaticamente é treinado um modelo personalizado que pode ser integrado na sua app”. O utilizador deve carregar as imagens com que pretende treinar o modelo e classificá-las corretamente para depois o sistema escolher uma arquitetura de aprendizagem de máquina de código aberto e começar a treinar o algoritmo, explica o The Next Web. O ‘controlo de qualidade’ pode ser feito em tempo real, com o utilizador a poder ver como o sistema se está a desempenhar no seu papel, oferecer feedback sobre as classificações corretas ou corrigir eventuais imprecisões. Os modelos treinados e aperfeiçoados podem depois ser exportados para vários formatos e para as plataformas mais populares.

A Lobe pode ser usada, por exemplo, para criar apps que permitem identificar plantas perigosas ou ninhos de vespas, reconhecer gestos de mãos para criar experiências mais imersivas ou rotinas de treino que podem ser usadas em apps de exercício físico.

Veja o tutorial no vídeo abaixo e leia mais sobre o projeto aqui.

codefive