#

← scroll down

Microsoft criou uma ferramenta para recuperar ficheiros apagados no Windows 10

Notícia publicada no Pplware a 30 de Junho de 2020.

Uma das ferramentas que mais vezes é pedida pelos utilizadores do Windows 10 e de outros sistemas destina-se a recuperar ficheiros apagados. As soluções existem, mas são por norma criadas por programadores externos, que oferecem estas soluções a quem está aflito e precisa de fazer estas recuperações.

A Microsoft nunca teve uma ferramenta que conseguisse tratar deste problema, mas agora resolveu mudar este cenário. Existe já uma solução sua e está disponível na sua loja de apps. O Windows File Recovery está público e todos podem usá-lo para recuperar ficheiros apagados no Windows 10.

 

Já pode recuperar ficheiros apagados no Windows 10

Tal como esperado, esta ferramenta permite recuperar qualquer ficheiro que tenha sido eliminado recentemente. Para ser usada basta que a descarreguem da loja de apps da Microsoft e que a instalem de forma automática. Imediatamente fica disponível para ser usada, ainda que sem uma interface gráfica.

O Windows File Recovery consegue fazer esta recuperação de discos locais, bem como de qualquer outro suporte digital que seja ligado ao Windows 10. Assim, facilmente podem ser recuperados ficheiros de uma pen USB ou de um cartão de memória. Só precisa de saber a origem e qual a localização de destino.

 

Solução da Microsoft sem interface gráfica

Como dissemos antes, o Windows File Recovery não tem uma interface gráfica e funciona tanto no DOS como na PowerShell. Requer permissões de administrador, mas são pedidas no momento em que esta app é executada. Assim, torna-se simples de usar por qualquer utilizador, mesmo os menos experientes.

O Windows File Recovery tem uma forma simples de usar, bastando indicar qual a drive de origem e qual o local onde os ficheiros recuperados devem ser guardados. Rapidamente esta recuperação é feita, dentro do possível, e os ficheiros pretendidos são colocados à disposição do utilizador.

 

Simples de usar, mas com muitas opções avançadas

Há também uma forma mais avançada de ser usada, onde o utilizador consegue definir extensões de ficheiros a ser recuperados. Assim, fica mais simples recuperar apenas imagens ou documentos dentro do Windows 10. Pode ainda trabalhar com vários tipos de sistemas de ficheiros, desde o NTFS até ao exFAT ou ReFS.

Para ajudar na sua utilização, a Microsoft disponibiliza uma página de suporte, onde toda a informação está disponível. Esta é mais uma excelente proposta da Microsoft, trazendo finalmente uma das mais pedidas e certamente usadas ferramentas no Windows 10.

codefive