#

← scroll down

Microsoft traz o (amado/odiado) Clippy de volta

Notícia publicada na Exame Informática a 02 de Novembro de 2021.

O Clippy já tinha os dias contados, mas a Microsoft quer trazê-lo de volta, agora sob a forma de um sticker para o Teams.

Clippy - Microsoft Teams

Há dois anos, a Microsoft tinha anunciado o fim do Clippy, o assistente pouco consensual que tinha sido usado até então em vários cenários dentro do Windows. Agora, a empresa de Redmond anuncia que o traz de volta como um sticker na ferramenta Teams: “Sim, é verdade – o Clippy saiu da reforma! Quer o amem, quer o odeiem, o Clippy está de volta como um Retro Sticker Pack no Teams”.

Este pacote de stickers, nota o The Verge, parece-se com um que foi criado anteriormente por funcionários da empresa, numa iniciativa rapidamente encerrada pela empresa, com uma fonte oficial a citar que este projeto não respeitava a “política da marca”.

O Clippy surge no Office 97, dando dicas ao utilizador sobre como tirar partido das ferramentas de produtividade. As suas aparições intempestivas não agradaram a todos e o assistente acaba por desaparecer no Office XP. Surge agora, de novo, como substituto ao emoji do clipe de papel no Windows 11 e como parte integrante também do Teams.

codefive