#

← scroll down

Nunca alterou a palavra-passe original do router Wi-fi? A segurança da rede doméstica pode estar em causa

Notícia publicada no Sapo TEK a 4 de Agosto de 2021.

A ESET alerta para os riscos associados às passwords associadas por defeito aos routers Wi-fi domésticos, colocando em risco a proteção dos dados e privacidade dos utilizadores.

O incentivo às boas práticas de utilização de palavras-passe nunca é demais e a especialista em cibersegurança ESET deixa um alerta aos utilizadores domésticos que nunca mudaram a sua senha original. Ou seja, as palavras-passe que equipamentos como os routers trazem de origem e nunca são modificadas pelos utilizadores. A empresa chama a atenção que esta negligência pode colocar em risco a proteção dos dados e a privacidade dos utilizadores.

É referido que as palavras-chave predefinidas pelas marcas de routers de Wi-fi não são suficientemente complexas para garantir a segurança dos dados dos utilizadores. E salienta um estudo que diz que um em cada 16 routers domésticos de Wi-fi testados continuam a manter a palavra-chave original, podendo originar situações de hacking, hijacking ou distribuição de malware.

Esta falha abre portas aos diversos crimes cibernéticos, colocando em causa a segurança da rede doméstica, dando inclusivamente acesso aos equipamentos conectados. Os hackers podem mesmo usar a ligação à internet dos utilizadores para descarregar conteúdos pirata e aceder a materiais ilegais, tornando o próprio titular um potencial suspeito por estas atividades.

A ESET recomenda a alteração da password original de administrador, se possível logo na configuração inicial do router. E que esta palavra-chave seja forte e única para garantir a segurança. Recomenda ainda que essa password deve ser diferente entre aquela que serve para aceder às definições de administrador do router Wi-fi e a usada para se ligar à internet através do equipamento.

De forma a ajudar os utilizadores a criar uma palavra-chave forte, a ESET disponibiliza um website com uma ferramenta fácil e gratuita de utilizar. Caso tenha perdido a password do Wi-fi, também a pode encontrar nas opções de redes no Windows.

codefive