#

← scroll down

Ouvir música online já é um hábito para quase 4,5 milhões de portugueses

Notícia publicada no Sapo TEK a 10 de Janeiro de 2022.

Os resultados da edição de 2021 do estudo Bareme Internet revelam que a maioria dos residentes em Portugal Continental com 15 e mais anos ouve música online. Youtube é a plataforma mais utilizada, seguindo-se o Spotify.

De acordo com dados do estudo Bareme Internet 2021, 4,453 milhões de portugueses com 15 e mais anos afirmam ouvir música online. Ao todo, o número representa 52% do universo em análise do estudo levado a cabo pela Marktest.

O hábito de ouvir música online apresenta, no entanto, valores heterógenos, com diferenças mais acentuadas no que toca aos grupos etários.

Os dados dão a conhecer que, nos últimos 30 dias, a prática foi adotada por 92,8% dos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. Por contraste, entre os inquiridos com idades acima dos 64 anos, o valor ronda os 9,1%.

música

O estudo aponta também diferenças assinaláveis em matéria de classe social. Por um lado, as classes mais elevadas são as que mais referem ouvir música online. Neste contexto, destaca-se em particular a classe alta, com 83,3%. Por outro, na classe baixa, o valor desce para os 19,7%.

Quais são as plataformas mais frequentemente usadas pelos portugueses para ouvir música online? Segundo o estudo, o YouTube lidera entre as preferências dos inquiridos, sendo indicado por 44,2%. Segue-se o Spotify, com 21,4% dos inquiridos a indicar a plataforma como a que mais usam para ouvirem música online.

codefive