#

← scroll down

Quais foram as palavras mais pesquisadas pelos portugueses em 2020?

Notícia publicada no Sapo TEK a 09 de Dezembro de 2020.

A Google já fez contas às palavras e expressões mais pesquisadas pelos portugueses e sem surpresas a pandemia de coronavírus domina a lista, mas não faltam outras questões relacionadas com a atualidade, como Escola Virtual e Zoom, as eleições norte americanas e o desporto, com Bruno Fernandes e Cavani em destaque.

Com a pandemia de COVID-19 a mudar a nossa vida, também as pesquisas no motor de busca da Google seguiram a direção das preocupações dos portugueses que procuraram pelo termo coronavírus mas também “dicas coronavírus” e expressões relacionadas com as restrições impostas no “Estado de Emergência”, “Concelhos de risco” e “Casos COVID-19 hoje”. Outras implicações económicas e sociais fizeram com que também as perguntas ao Google abrangessem “o que é o lay off” e ” o que é mitigação”.

Mas como seria de esperar outras áreas tiveram também grande destaque nas pesquisas, como as eleições dos Estados Unidos, com Trump e Joe Biden a assumirem relevância, e temas da atualidade, como a morte do ator Pedro Lima, que foi um dos mais pesquisados.

 

Top das principais pesquisas em Portugal 2020:

  • Coronavírus Portugal
  • Escola Virtual
  • Coronavírus
  • Eleições EUA
  • Pedro Lima
  • Segurança Social Direta
  • Classroom
  • DGS
  • Zoom
  • Liga NOS

 

A ocupação do tempo em casa, durante o confinamento, e novos hábitos culinários, como a confeção de pão, também chegaram aos tops da pesquisa. “O que fazer na quarentena” foi uma das questões mais populares no Google. Os portugueses procuraram melhorar os seus conhecimentos de culinária  e quiseram saber “Como fazer pão” mas também desenvolveram as habilidades de artes manuais e procuraram “como fazer máscaras” ou “como fazer desinfetante caseiro”.

No desporto o sucesso de Bruno Fernandes no Manchester United fez com que se tornasse o líder da tabela dos nomes nacionais mais populares em Portugal na pesquisa Google, enquanto Cavani e a sua possível transferência para o Benfica foi outro dos interesses dos portugueses e que fez com que o jogador fosse o nome internacional mais popular nas pesquisas no Google.

 

Coronavírus também domina pesquisas internacionais

A nível global também foi o novo coronavírus que liderou as pesquisas, seguido dos resultados das eleições e Kobe Bryant, mas a utilização de videoconferências surge em quarto lugar com o Zoom. Nos jogos os primeiros lugares são ocupados por Among Us, Fall Guys: Ultimate Knockout e Valorant, enaquanto no desporto Ryan Newman ultrapassou Michael Jordan.

E nas receitas as tendências são diferentes, como seria de esperar. Em primeiro lugar Dalgona coffee, seguido de Ekmek, Sourdough bread e Pizza.

Pode ver todas as tendências globais e também as pesquisas em Portugal no site da Google.

 

Veja o vídeo da Google sobre as pesquisas em 2020

codefive