#

← scroll down

Soundmojis: os emojis ganham voz no Facebook

Notícia publicada no Sapo TEK a 15 de Julho de 2021.

O Facebook revelou novidades para a sua lista de ícones expressivos, agora com sons. Mas sabe quais são os mais partilhados em Portugal? Fique a saber na lista partilhada pela rede social.

Facebook

No dia 17 de julho comemora-se o dia Dia do Emoji, e o Facebook revelou uma novidade para a sua lista de ícones expressivos. Trata-se dos Soundmojis, a possibilidade de utilizar os famosos ícones com sons. A rede social refere que diariamente as pessoas enviam mais de 2,4 mil milhões de mensagens com emojis através do Messenger. Estes dão cor e conotação às mensagens escritas, muitas vezes dizendo aquilo que as palavras não conseguem fazer.

E por isso, agora os emojis podem falar, com pelo menos fazer sons expressivos, tais como bater palmas, sons de grilos, tambores e até risos maléficos, apropriados para qualquer ocasião nas conversas de texto. Mas há também clipes de áudio de artistas, assim como séries de televisão ou mesmo de filmes. No fundo são memes que seguem à boleia do som.

Facebook

Quando disponível, para aceder aos Soundmojis, basta começar uma conversa no Messenger, abrir o menu de expressões e selecionar o ícone do “megafone”. A partir daí pode ver e selecionar os Soundmojis que quiser usar na conversa. Mas não se esqueça que estes podem irritar o destinatário, use com descrição. O Facebook promete continuar a atualizar a biblioteca regularmente com novos efeitos especiais e soundbites famosos.

O Facebook aproveitou para revelar algumas estatísticas interessantes sobre o uso de emojis na sua rede social. Diz que a nível global, nos últimos três meses, as mulheres são mais expressivas que os homens no que diz respeito ao uso de emojis. A plataforma registou ainda um aumento de emojis relativos à máscara de proteção facial, o micróbio e a vacina, todos eles relacionados com a pandemia de COVID-19.

 

Os emojis mais utilizados em Portugal:

Em Portugal, o emoji mais usado no Facebook e Messenger é o emoji a enviar um beijo 😘, utilizado para demonstrar amor e afeto, assim como para a despedir de alguém e o desejo de um bom dia.

1 – Emoji a enviar um beijo 😘
2 – Coração Vermelho ❤️
3 – Agradecimento ou reza 🙏
4 – Bolo de aniversário 🎂

Para os foodies, os emojis são uma forma divertida de expressar o que estamos a comer e a beber num determinado momento, ou até mesmo para sugerir uma ação ou desejo. Em Portugal, os emojis de comida e bebida mais usados são:

1- Bolo de aniversário 🎂 
2- Bebida quente 
3 – Fatia de bolo 🍰
4 – Chupa-chupa 🍭
5 – Donuts 🍩

Recentemente foram lançados novos emojis de comida, com os Mirtilos  a liderarem este grupo de novos emojis de comida mais usados em Portugal. Sobre o emoji mais utilizado por género em Portugal, existe uma diferença assinalável entre homens e mulheres:

Homens: – Emoji a rir até às lágrimas 🤣
Mulheres – Emoji com olhos em forma de coração 😍

O Facebook diz que as várias gerações também se expressam de diferentes formas e a utilização de emojis não é exceção. O Facebook analisou o top três de emojis mais usados pela Geração Z (entre os 18 e os 24 anos), Millenials/Xennial, (entre os 25 e os 44 anos) e a Geração X e os Baby boomers (mais de 45 anos)

Geração Z: 
1 – Coração Vermelho ❤️
2 – Emoji a enviar um beijo 😘
3 – Emoji a rir até às lágrimas 😂

Millenials/Xennial:
1 – Emoji a enviar um beijo 😘
2 – Coração Vermelho ❤️
3 – Emoji a rir até às lágrimas 😂

Geração X e Baby boomers: 
1 – Emoji a enviar um beijo 😘
2 – Coração Vermelho ❤️
3 – Agradecimento ou reza 🙏

codefive