#

← scroll down

Twitter irá começar a rotular bots e contas automatizadas

Notícia publicada na Pplware a 11 de Setembro de 2021.

É um facto que o Twitter não nos permite reconhecer imediatamente se um tweet é automático ou se foi escrito por um ser humano. Isto leva à confusão de inúmeros utilizadores e faz com que a rede social não seja tão coesa.

Por isso, a empresa está a trabalhar numa funcionalidade que indicará se um tweet foi ou não enviado por uma pessoa.

Twitter

Ultimamente, o Twitter tem trabalhado muito em funcionalidades simples, mas que tornam a plataforma mais interativa e fácil de usar. A empresa está a testar a adição de uma etiqueta que aparecerá ao lado do nome das contas automatizadas e ainda um link para o perfis das pessoas que gerem as mesmas. Isto evitará que os utilizadores tenham de adivinhar se foi realmente uma pessoa que escreveu o tweet ou se este foi gerado automaticamente.

“Esta nova funcionalidade surge após uma pesquisa feita pela empresa, que revela que os utilizadores estão confusos acerca do papel dos tweets automatizados. Faz parte de um esforço geral para ajudar as pessoas a compreender tipos especiais de contas que os clientes têm achado confusos, incluindo os bots.”

Disse B Astrella, diretor de gestão de produtos do Twitter, acrescentando que a plataforma poderá também oferecer em breve uma rotulagem especial para as contas memoriais que são preservadas após a morte de uma pessoa.

A funcionalidade irá informar que as contas são bots também na timeline, e não apenas quando os utilizadores clicam nos perfis.

 

Bons e maus bots do Twitter

Astrella diz que os “bons bots” incluem contas automatizadas que tweetam dados de terramotos em tempo real, partilham arte ASCII, partilham informação sobre o que está no jornal, ou apenas lembram as pessoas para se manterem hidratadas.

Twitter

Contudo, nem todos os bots são bons. As contas automatizadas têm sido usadas para partilhar informações e propaganda erradas na plataforma: Um estudo realizado em 2020 revelou que quase metade dos utilizadores que partilhavam informações sobre a pandemia eram bots.

Várias pesquisas têm sugerido ao longo do tempo que entre 5% e 15% das contas no site são falsas, e o Twitter já derrubou anteriormente estas e outras contas falsas utilizadas pelos governos para manipulação política.

 

Bots mascarados

Os bots que atualmente se tentam disfarçar como contas não automatizadas podem tentar violar a nova regra, talvez até tirando partido da política para enganar os utilizadores que assumem que todos os bots serão rotulados como tal.

Astrella diz que não vê atualmente muitos bots mascarados como verdadeiros utilizadores. O diretor diz ainda que o feedback que ouviu dos criadores tem sido geralmente positivo, especialmente porque lhes dá uma forma mais oficial de ficarem com os louros dos seus bots e um estatuto um pouco mais elevado no perfil.

codefive