#

← scroll down

Vai ser possível editar documentos de Office diretamente nos anexos do Gmail

Notícia publicada na Exame Informática a 10 de Dezembro de 2020.

Utilizadores do Gmail vão ter a vida facilidade, com a possibilidade de editar documentos diretamente a partir dos anexos do serviço de correio eletrónico da Google.

Atualmente, é possível editar os documentos em anexos com o Google Docs ou com o Sheets e a Google anunciou hoje que vai facilitar a vida a quem lida com ficheiros com o Microsoft Office. A gigante tecnológica explica que vai permitir a edição direta a partir dos anexos do Gmail. Com o Google Workspace (anteriormente conhecido por G Suite) já havia esta compatibilidade há algum tempo, lembra o The Verge.

Agora, o processo fica mais ágil, sem ter de se passar pelo Google Drive para se fazer a edição. O utilizador pode abrir e editar um ficheiro de Office diretamente, com um simples clique, como se este fosse um ficheiro de Google Doc nativo. A nova funcionalidade não permite, no entanto, a conversão de ficheiros Office para Google Docs, mantendo o formato original. A partir daqui o utilizador pode responder ao email original, incluindo o ficheiro editado como anexo, sem precisar de o descarregar primeiro e ter voltado a anexá-lo.

Além desta novidade, a Google estreia um add-on Macro Converter para o Google Workspace para ajudar na importação de macros do Excel para o Sheets e anunciou melhorias no suporte a imagens no Google Docs e na orientação de documentos na vertical ou na horizontal.

codefive