Uma sobrevivente de abuso sexual durante a infância processou a xAI, empresa de Inteligência Artificial (IA) de Elon Musk, alegando que o chatbot Grok utilizou fotografias dos crimes de que foi vítima para criar novas imagens de cariz sexual ilegal.
A ação judicial coletiva, segundo o The Guardian, foi apresentada na semana passada num tribunal distrital dos Estados Unidos, na Califórnia. Os advogados da principal autora, identificada no processo como “Jane Doe” para proteger a sua identidade, alegam que a xAI não só permitiu a criação das novas imagens, como também terá incorporado nas suas bases de dados material de abuso sexual infantil que a retratava.
A queixa sustenta que a empresa ignorou os mecanismos de proteção adequados para impedir que conteúdos deste tipo fossem utilizados pelo Grok e posteriormente divulgados no X, de acordo com o jornal britânico.
[De regresso a Portugal, Carvalhão Gil garante que não se vendeu aos russos e que nem sequer sabia que o homem com quem foi detido trabalhava para o SVR. Para ele, era só um “parceiro de negócios”. Mas as buscas às casas do espião contam uma história diferente: a PJ encontra milhares de euros escondidos em casacos, gavetas e envelopes; dezenas de documentos secretos espalhados pelas várias divisões; e até um revólver dissimulado numa estante. Já está disponível o quinto episódio do novo Podcast Plus “A Vida Dupla do Espião Traidor”. Pode ouvir no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube.]
